Publicado em Dicas

A importância da Lycra para seu Surf

21 de janeiro de 2020

A importância da Lycra para seu Surf
 

Usar Camisas de Lycra durante o surf não é uma novidade para o nosso mundo, mas muita gente não tem ideia do enorme benefício a longo prazo que ela pode nos trazer.

O benefício mais importante que podemos salientar, é a proteção solar. Para nós surfistas, que ficamos por horas expostos ao sol, e em qualquer horário do dia, sem a devida proteção, podemos ter consequências graves

Além das queimaduras, o sol é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, problemas de visão, herpes, acnes, melasmas, e até mesmo o pior deles, o câncer de pele.

Será que o somente o filtro solar é suficiente para nos proteger? Sabemos que hoje em dia, temos diversas marcas de protetores solares, como o da Ponchos, que apresentam um ótimo desempenho, mesmo dentro d’água, onde protetores comuns saem com muita facilidade. Mas normalmente, esses protetores tem um custo mais elevado, são pequenos, e mais indicados para uso facial e labial, que é justamente onde as camisetas de Lycra não irão lhe proteger. Mas lembre-se, mesmo usando uma boa lycra, o protetor facial também é extremamente importante para protege-lo do sol.

Algumas Camisetas de Lycra, oferecem proteção UV 50+, isso significa que elas tem fator de proteção maior que 50, o que é considerado excelente, e o bloqueio ultrapassa 97,5% dos raios UV. Podemos falar também que a Lycra serve para ajudar a manter a temperatura corporal. É muito comum você entrar para fazer seu surf, e quando está lá dentro, ocorra alguma mudança climática, seja o vento, nuvens cobrindo o sol, ou até mesmo uma baixa repentina de temperatura, se você estiver com uma lycra, não sentirá tanto essa mudança.

Outro ponto positivo de usar uma boa Lycra, é para evitar assaduras indesejáveis na barriga, especialmente para iniciantes, que ainda não tem o abdômen calejado do surf, e para os praticantes de Bodyboard, que tem mais contato da barriga diretamente na prancha.

Imagem Julio Carvalho

Mais um benefício que muita gente esquece, e gosto sempre de salientar para nossos clientes, é a proteção extra contra cortes que ela proporciona. Quem surfa há bastante tempo já sabe, um caldo (queda), mesmo em uma ondinha pequena, pode resultar em acidentes leves e até mesmo graves; geralmente são cortes, feitos com o bico da prancha, com a quilha (que é muito afiada e pode cortar facilmente a pele), com uma pedra no fundo, corais, entre outros. Se você estiver vestindo uma lycra, não quer dizer que não irá se machucar, mas com certeza é um obstáculo a mais antes de chegar na sua pele, e diminui drasticamente o dano sofrido.

Além disso, as Lycras servem também para amenizar a fadiga muscular, deixando-os músculos mais comprimidos durante os movimentos, evitando lesões, melhorando a circulação, e a movimentação.

As lycras podem ser utilizadas para qualquer atividade física ao ar livre, e são mais usadas na água, porque o tecido tem baixa absorção, e mesmo molhado, sua flexibilidade é muito grande, permitindo movimentos livres, a ajudando na performance.

 

Escolhendo o tamanho correto:

As camisetas de lycra, necessariamente precisam ser justas, ficarem coladas ao corpo, como se fossem uma segunda pele, isso é extremamente importante para terem suas funções ativadas. E além disso, sobras de tecido em locais como axilas, abdômen podem atrapalhar a movimentação, e até mesmo gerar assaduras.

Então se você não tem ideia do tamanho que veste, sempre haverá uma indicação de tamanhos nos anúncios das camisas de lycra, e você pode se basear tranquilamente por elas. Existem algumas pequenas diferenças de tamanhos e indicações de marca para marca, por isso é importante sempre olhar a indicação específica da marca que você está comprando, para não ter surpresas desagradáveis.  

 

Agora que você já sabe tudo sobre importância das camisas de Lycra, preparamos uma sessão exclusiva para esses produtos no nosso site. Clique aqui

 

Por Diego Favaro.

 

 

Visualizar post
Publicado em Dicas

Guia de Quilhas

05 de dezembro de 2018

Guia de Quilhas

Em termos práticos elas definem o estilo de surf e possibilitam controle da prancha em diversas situações, como em ondas grandes ou em manobras extremas.

Com a função de absorver a energia do fluxo de água, dando direção e agregando pressão e velocidade, os princípios hidrodinâmicos das quilhas são complexos, mas não se preocupe, quebramos a cabeça para explicar o melhor possível o que os peixes já nascem sabendo.
 

Continue lendo
Publicado em Como escolher

Como Escolher um Leash de Surf

05 de dezembro de 2018

Como Escolher um Leash de Surf

O leash, cordinha, strep ou estrepe de surfe, é um elemento muito importante do seu equipamento. É um item de segurança que o mantém sempre preso a sua prancha de surfe. É importante você escolher um leash de surf adequado para sua prancha, e é por isso que vamos explicar os critérios a seguir para escolher sua cordinha de surfe.

Continue lendo
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS!